Pit Stop

Lançamentos, Novidades, Equipamentos, Inovações e Eventos: Seja bem vindo ao mundo motor - Either welcome to the motor world. . A w1tvmotors como complemento a gama principal, oferece ao cliente desfrutar estilo, arquitetura e requinte.

Pesquisar este blog

A1 Efficience Challenger seis estados em dois dias



**Seis estados em dois dias**
Salvador/BA (02/06/2012) - Largou! A Expedição/Odisséia Audi A1 Efficiency Challenge teve largada na última sexta-feira (01/06/2012) em Natal: destino Rio de Janeiro. São dois modelos Audi A1 e mais de 2.700 Km a serem percorridos pela BR-101 e alguns desvios. Na sexta, largamos em direção ao Recife/PE, onde precisei fazer uma parada para fazer o programa ao vivo do Shopping do Automóvel de Pernambuco, no sábado (02/06). Percorremos cerca de 300 Km à noite, sob muita chuva, mas o Audi A1 se comportou muito bem. Com a duplicação da rodovia que liga os dois estados, a viagem ficou muito tranquila e menos desgastante. Contudo, todavia e entretanto, todo cuidado é pouco. O movimento à noite diminui consideravelmente e evitamos o trânsito e o tráfego intenso principalmente na Grande João Pessoa entre Santa Rita e Alhandra e no Grande Recife, entre Goiana e Jaboatão dos Guararapes.
 
Após o descanso dos guerreiros, programa ao vivo feito. Nos encontramos com Orlando Amaral e Pitoko, equipe de apoio, no posto BR em Boa Viagem, abastacemos os dois carros e por volta do meio dia, partimos com destino a Salvador/BA. Os dois Audi A1 estão sendo abastecidos somente com gasolina Podium, o que ainda não é fácil de achar. Poucos postos BR dispõe da melhor gasolina comercializada pela marca. A média de consumo do primeiro dia, misturando trecho urbano e estrada foi de 14,7 km/l.
Saindo pela Imbiribeira, Av. Marechal Mascarenhas de Morais seguimos para BR-101 com destino a capital do Sergipe, Aracaju, onde faríamos o próximo abastecimento. Foram cerca de 200 Km de estrada duplicada no estado de Pernambuco, passando pelo Cabo/PE, Escada, Palmares. No fim do trecho pernambucano, terminou a duplicação da BR-101 e iniciamos nossa Odisséia pelo pior trecho do dia, principalmente nas estradas de Alagoas. O trânsito ficou intenso com muitos caminhões e carros lentos, buracos e obras inacabadas. Essa duplicação vai demorar para ficar pronta. Por volta das 16h, parada para almoço em São Miguel dos Campos/AL e alguns minutos de descanso e resenha, falando sobre o carro, os sustos, os buracos e o tráfego complicado.
 
A dificuldade em conseguir manter uma boa média de velocidade fez com que chegássemos na divisa dos estados de Alagoas e Sergipe, no Rio São Francisco, após às 17h, após o por do sol. Perdemos uma das imagens mais bonitas e o registro que queríamos fazer, mas ficou na retina. A grandiosidade e história do Velho Chico impressionam a qualquer hora do dia ou da noite. Passando a ponte, já em Sergipe, as obras da duplicação da BR-101 parecem mais aceleradas e os operários trabalham à noite, diferentemente das obras de Alagoas, onde não havia movimentação.
 
Até a divisa entre os dois estados (AL/SE), foram quase 400 km percorridos, restando pouco mais de 100km para o próximo abastecimento, em Aracaju, na praia de Atalaia. Fiquei impressionado com o crescimento da capital sergipana e das obras realizadas. A cidade cresceu e se desenvolveu, com uma orla muito bonita e convidativa para prática desportiva, totalmente diferente de Natal, esquecida e abandonada pelo poder público. No abastecimento, no posto Caminho do Mar, ficamos sabendo da construção da ponte que diminui a distância entre Aracaju e Salvador em quase 70 Km - Ponte Joel Silveira sobre o Rio Vaza-Barris. O GPS e o sistema de navegação do Audi ainda não possui a atualização, mas essa novidade nos encheu de alegria, pois economizamos no mínimo 1h30 para chegar para o segundo pernoite. Após 502 Km de Recife a Aracaju abastecemos cerca de 40 litros no nosso carro, pagando R$3,589, totalizando uma média mista de 13,3 Km/l.
De Aracaju para Salvador, foram percorridos cerca 300 Km, saindo da BR-101 em Estância em direção a Linha Verde BA-099 para a capital baiana. Trânsito tranquilo e sem o tráfego de caminhões. Por volta das 23h30, e após pegar um engarrafamento da Av. Paralela por causa de festas, chegamos para pernoite. Descanso e recarga das baterias para o terceiro dia. Apesar das dificuldades das estradas nordestinas, principalmente na BR-101 nos estados de Alagoas e Sergipe, o Audi A1 enfrentou os obstáculos com eficiência e impressionou, principalmente nas ultrapassagens e retomadas.
Destaque para a agilidade do carro e principalmente para o acionamento do câmbio nas borboletas do volante. E os dois últimos dias nos reservaram muitas estradas sinuosas e trânsito lento.
 
**Da Bahia ao Espírito Santo**
Domingo (03/06/2012) - Após uma boa noite de sono, não sabia o que era dormir 5 horas seguidas desde quarta-feira (30/05), acordamos para o café da manhã, montamos a estratégia do dia e seguimos para abastecer os dois carros. O litro da Podium está sendo comercializada em Salvador por R$3,59. O trecho de Aracaju a Salvador nos rendeu uma média de 10,5 Km/l. Por volta das 11h, chegamos ao terminal do Ferry Boat na Cidade Baixa, em Salvador, para pegar a balsa rumo a Ilha de Itaparica e seguir pela BR-101 de Santo Antônio de Jesus até Itabuna/BA, onde faríamos o segundo abastecimento do dia e continuar a expedição até a cidade de São Mateus, já no Espírito Santo. Com certeza, esse foi o dia mais longo, difícil e cansativo. Primeiro, esperamos 1 hora pela saída do Ferry e mais 1 hora para a travessia, que rendeu belas imagens e momentos de reflexão. Os 2 Audi A1, que partiram de Natal com destino ao Rio de Janeiro, chamaram e muito a atenção de todos os passageiros.
 
Ao desembarcar, cruzamos a Ilha de Vera Cruz de ponta a ponta de Itaparica até a cidade de Nazaré das Farinhas, no Recôncavo baiano, terra de dona Canô, Caetano Veloso e Maria Betânia. Seguimos em direção a Itabuna, sul da Bahia, com parada para almoço e primeiro tempo do jogo Brasil x México. A parada foi em Gandu. A BR-101 nesse trecho da Bahia está em ótimo estado, mas com pouca sinalização. O tráfego de caminhões, mesmo no domingo, foi intenso e a estrada é muito sinuosa com curvas abertas e fechadas. Em Itabuna, por volta das 18h, fizemos o quarto abastecimento, num posto situado no Centro da cidade. Olha, e encontramos uma verdadeira cena de filme. Garrafas de cerveja pra todo lado, um rastafari fumando maconha, uma loja de conveniência conturbada e cheia de gente bebendo e fumando. Uma festa no posto. Nunca tinha visto nada igual.
Cansado e um pouco enjoada do trecho sinuoso e repleto de curvas, passei o volante para meu companheiro de carro e cinegrafista, Alessandro Imperial. Até então tínhamos percorridos cerca de 360 Km, restando 520 Km até São Mateus/ES. Senta a Pua e vamos em frente. Cruzamos o extremo Sul da Bahia, subindo e descendo serra, enfrentando as artes e peripécias de caminhoneiros irresponsáveis. Passamos pela região do descobrimento oficial do Brasil à noite, seguindo a BR-101 por Eunápolis, Itamaraju e Teixeira de Freitas. Nesse ponto final da BR-101 na Bahia, encontramos alguns buracos e irregularidades na pista. Paramos duas vezes, e por volta das 23h para 0h chegamos ao Espírito Santo. Descanso em São Mateus, quase deserta no domingo para segunda de madrugada. 
Apesar dos trechos difíceis do domingo à noite, falta de sinalização de lombadas, buracos escondidos, e caminhoneiros loucos, tudo tranquilo com os dois Audi A1 da Efficiency Challenge de Natal ao Rio de Janeiro. Uma pausa na viagem para fazer comentários sobre o carro. Somente um test-drive como esse para você comprovar o conforto e a eficiência do Audi A1 ou de qualquer outro carro. Resistência, controle e desempenho notáveis. O carro nos passou segurança o tempo inteiro e sabíamos que em qualquer necessidade, ele iria responder e seguir. Ultrapassagens, manobras abruptas e principalmente no consumo eficiente e no desempenho e velocidade. O A1 consome como um 1.0 e acelera como um 2.0.
**Enfim, Rio de Janeiro**
Segunda (04/06/2012) - Mais um sono tranquilo de 5 horas e bateria recarregada para o último dia de expedição Audi A1 Efficiency Challenge. De São Mateus/ES para a Barra da Tijuca no Rio de Janeiro são 758 Km. Após o café e atualizar as notícias, seguimos para o quinto abastecimento. Após longo trecho, enchemos o tanque com 44 litros, pagando R$ 3,59 pelo litro da gasolina Podium, conseguindo uma média de 12 km/l nesse trecho de Itabuna a São Mateus. Foram mais 459 Km até Campos do Goytacazes no Rio de Janeiro, com passagem por Vitória, após perdermos uma entrada. Bom pra conhecer um pouco a capital do Espírito Santo. Antes, passamos por Linhares e Serra, e em seguida pela entrada de Guarapari e tantas outras praias da região. As curvas e trechos sinuosos continuarão nos acompanhando. Alguns buracos e obras na BR-101 e muito trânsito. A segunda-feira foi pesada e difícil. Almoçamos por volta das 14h em Iconha, sob um sol de 35 graus. O Espírito Santo é quente e muito bonito. Chegamos em Campos/RJ por volta das 16h30, e iniciamos o trajeto pedageado da BR-101, pagamos cerca de R$20,00 até a capital fluminense. 
O último abastecimento da Odisséia foi realizado em Campos, dentro da cidade, com um trânsito infernal. Caminhões, carretas e picapes de todos os tamanhos entram na cidade para poder seguir pela BR-101. Imaginem o caos. A Podium custa R$3,55 e foram necessários mais 35,98 litros para encher o tanque do nosso A1. Media de consumo de 12,7 km/l nesse trecho, com tendência a melhorar já que seguiríamos para trechos melhores e mais bem cuidados da BR-101, e um final duplicado. No posto, em Campos, conversei com alguns motociclistas que preferem abastecer suas motos com Podium, conseguindo um melhor desempenho e uma maior economia, segundo eles. Pedro Paulo trabalha em Macaé e mora em Campos, e nos relatou que: "gasto 12 reais por dia para ir e voltar, usando Podium. Quando usava a gasolina normal, gastava 19 reais. A moto rende melhor e economiza". Interessante, não imaginava isso.
Após um breve bate papo com o amigo e cinegrafista Vitor Sendra, apaixonado por automobilismo off road e companheiro de várias odisséias pelo Brasil, seguimos em frente com destino final Rio de Janeiro. Vitor nos deu várias dicas e nos avisara sobre o tráfego de caminhões de tijolos. "Todo cuidado é pouco. Vão com calma e muito cuidado nas ultrapassagens", avisou Sendra, que mora em Campos e vive fazendo essa viagem para o RJ toda semana.
 
Foram os últimos 300 Km da viagem, passando por Casemiro de Abreu, entrada de Macaé, Rio Bonito, Niterói e cruzando a linha amarela para chegar ao hotel Bourbon, na Barra da Tijuca. Antes de atravessar a ponte RJ-Niterói, parada no Quiosque do Alemão para tomar um café - parada obrigatória para quem passa na região, entrando ou saindo do Rio pela BR-101. 
Mais uma vez, e nunca é demais agradecer, muito obrigado a Deus por nos guiar até o fim da Odisséia sãs e salvos, sem nenhum problema. Obrigado ao Charles Marzanasco e a Audi por nos proporcionar fazer parte do Audi A1 Efficiency Challenge, conhecendo parte da BR-101 que eu não conhecia e fazendo uma viagem que sempre quis fazer. E aos amigos, parceiros e companheiros de viagem Orlando Amaral e Alcides Júnior, Pitoko, que nos deu todo o apoio possível durante a aventura. Com muitas histórias, risadas e experiências.
Ao final, percorremos 2785,8 Km durante 38h45m, com uma média de 72 km/h de velocidade e 13,3 km/l de consumo. Passamos por trechos duplicados da BR-101, bem cuidados, retas, curvas, dificuldades, motoristas irresponsáveis e solidários e chegamos ao final de mais uma aventura e experiência para o currículo. O Audi A1 mostrou todo o seu potencial, sua resistência e suas qualidades. Econômico, ágil, potente e confortável. Como todos os modelos da marca alemã é seguro e repleto de tecnologia com um sistema de controle de tração, entretenimento e navegação muito bons. Com ressalva para a navegação que se perdia nas grandes cidades, ficando lento e as vezes confuso.
Senta a Pua e já estou esperando a próxima Odisséia!

Fotos: Freire Neto e Alessandro Imperial

Nenhum comentário: